Em nosso segundo artigo, ESG sob o ponto de vista SMS, daremos sequência a um dos temas mais relevantes para empresas e organizações dos mais diferentes setores, desta vez trazendo a abordagem de como seus conceitos (meio ambiente, social e governança) impactam o modus operandi das empresas na atualidade.

 

ESG sob o ponto de vista SMS: o que o ESG representa na atualidade?

No artigo anterior, vimos como cada pilar do ESG impacta e o que representa nas atividades das empresas e organizações. Agora fica um questionamento: o que de fato ele tem mudado na atualidade?

O conceito de gestão integrada de Meio Ambiente, Social e Governança teve sua abordagem descrita em 1994, quando o britânico John Elkington criou o tripé da sustentabilidade que estabeleceu que o desempenho social e ambiental deveria ser incorporado aos fatores de desempenho das empresas. Esse princípio de gestão integrada aborda crescimento econômico, progresso social e preservação ambiental.

Em 2004, a ONU em parceria com o Banco Mundial publicou o relatório “Who Cares Wins” pelo Pacto Global, com o objetivo de engajar a adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Atualmente, agências e bancos de investimentos classificam as empresas em conformidade com o ESG nos mais altos padrões de rendimentos, considerados “Investimentos Premium”. Empresas com ações nas Bolsas de Valores devem se preparar para ter os indicadores dentro ne níveis aceitáveis.

Segundo pesquisa da Bloomberg, a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. Isso significa que o ESG veio para ficar e vai cada vez mais ser exigente com as organizações que desejaram alcançar padrões compatíveis com os requisitos de ESG.

Sob o ponto de vista de SMS, o conceito de Meio Ambiente, Social e Governança, começou no Brasil nos anos 90, com as publicações das ISO 9000, ISO 14000 e a OHSAS 1800 (atual ISO45000) onde as empresas certificadoras instituíram o Sistema Integrado de Gestão – SGI que iniciou a abordagem única de Meio Ambiente, Social e Governança.

A ISO 9000, tem em sua essência a conformidade com os requisitos dos processos de fabricação dos produtos nas empresas e a alta administração te responsabilidades na efetivação desses requisitos.

A ISO 14000, envolve todos os aspectos ambientais que podem ser afetados pelas operações das empresas dentro e fora de suas instalações, bem como suas consequências.

A ISO 45000, aborda todos os aspectos da gestão de pessoas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais onde é destacado que o cuidado com a segurança e saúde ocupacional passa pelos aspectos sociais das vidas dos trabalhadores onde as consequências de um acidente e de uma doença ocupacional podem transformar profundamente a vida dos trabalhadores e de suas famílias.

Portanto a área de SMS pode ser considerada a base para a composição dos requisitos de ESG como fator decisivo para o atendimento dos cadernos de exigências das agências e bancos de investimento na atualidade.

 

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